Fique atento a contaminação cruzada do glúten

Por : | 0 Comentários | em : 06/05/2015 | Categoria: : Artigos, Destaques, Notícias

sem_gluten

Podem existir traços de glúten em produtos com  a inscrição “Não Contém Glúten”

A contaminação cruzada por glúten pode acontecer em diversas etapas do processo de produção do alimento, que vai desde o plantio, colheita, armazenamento, beneficiamento, industrialização e transporte.

A contaminação cruzada é uma transferência de traços ou partículas de glúten de um alimento para o outro, diretamente ou indiretamente.

O CODEX ALIMENTARIUS determinou a partir de 2008 que todos os produtos alimentícios com menos de 20 ppm (partes por milhão) de glúten podem ser considerados aptos para a maioria dos celíacos e receber a inscrição “Não Contém Glúten”. O Brasil segue o CODEX ALIMENTARIUS.

Todos os produtos que encontramos com a inscrição “Contém Glúten”, mas na lista de ingredientes não consta algo que possa ter glúten, é sinal de que há riscos de contaminação cruzada em alguma parte do processo industrial. Um bom exemplo é o NESCAU. A sua formula não contém glúten, mas como ele é embalado em uma máquina onde também embalam outros produtos com glúten, a NESTLÉ decidiu colocar a inscrição de que contém glúten. Já o Nescau com leite que é vendido em caixinhas tetrapack, recebe a inscrição “Não Contém Glúten”, já que o pó é retirado direto da máquina para o setor de laticínios antes de ser embalado.

No Brasil ainda não temos uma Resolução da ANVISA que regulamente a lei federal 10.674/2003, sobre rotulagem de alimentos com e sem glúten. Por falta de legislação clara é que algumas empresas tomaram a decisão preventiva de usar o “Contém Glúten” em seus produtos que podem estar contaminados por glúten. Outras sabem da contaminação mas continuam usando o “Não Contém Glúten”.

A poeira do trigo pode ficar 24 horas em suspensão. Por isso deve se usar cozinhas, utensílios, equipamentos e ambientes diferentes para fabricar produtos com e sem glúten. Na dúvida de consumir o produto ligue para o SAC da empresa e verifique se existe alguma possibilidade de contaminação cruzada.

Nós do Cozinha Aí temos uma cozinha direcionada apenas para produtos sem glúten, não existindo a possibilidade de contaminação cruzada do glúten no processo de fabricação. Saiba onde encontrar nossos produtos em uma loja perto de você clicando aqui.

Enviar um Comentário


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress