Pães sem glúten

Por : | 0 Comentários | em : 19/04/2015 | Categoria: : Destaques, Notícias

IMG_5667

IMG_5723-2Para chegar à textura do pão que conhecemos, a receita deve seguir etapas fundamentais. A massa é sovada para ativar o glúten deixando-a lisa; durante o processo de fermentação a “teia de glúten” segura o gás carbônico formado, fazendo com que a massa cresça e enfim é assada. O resultado é um pão macio, aerado e não esfarelento.

No preparo de pães sem glúten, a simples substituição da farinha de trigo pela de arroz, junto de um ingrediente que dê a característica elástica do glúten (ex. goma xantana), não é suficiente. Isso porque tratam-se de diferentes ingredientes que se comportam de maneira distinta quando passam pelos processos de produção.

Quando comecei a elaborar uma receita de pão sem glúten, tive em mente três aspectos que o pão deveria ter: maciez, textura saborosa e não esfarelenta.

Tendo isso em mente, criei uma nova técnica a fim de ativar cada ingrediente respeitando suas limitações e características. Depois de inúmeros testes, atingi uma receita com todas as características desejadas. O gatilho não está apenas nos ingredientes utilizados, mas na técnica utilizada para o preparo na massa do pão. A goma xantana nunca se comportará da mesma forma que o glúten, a farinha de arroz é mais seca e não é sedosa como a de trigo e o processo de fermentação não deve ser feito da mesma forma, pois o resultado não será o mesmo.todos3

Mudando a técnica, consegui manipular os resultados. Ele pode ser preparado em sanduicheiras, na torradeira ou no forninho. O nosso pão tem características similares à dos pães com glúten. Espero que gostem!!

Todos os produtos do Cozinha Aí não possuem glúten, lactose, soja ou conservantes.

 

Para saber onde encontrar, clique aqui.

Claire Bonnemasou

Chef e Diretora do Cozinha Aí

 

Enviar um Comentário


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress