O Verdadeiro Strogonoff
2014-04-01- Preparo : 0m
Não se sabe ao certo a origem do seu nome, acredita-se que seja derivado do nome de algum membro da grande e importante família Stroganov, talvez Alexander Grigorievich Stroganoff ou Odessa ou o diplomata, Conde Pavel Stroganov. Outra versão diz que o nome do prato viria de uma rica família de Veliky Novgorod, próxima a São Petersburgo, de amigos de Voltaire e influentes junto a Catarina, a Grande. A iguaria teria sido criada no século XIX por um cozinheiro francês que trabalhava para essa família
Ao longo do tempo a receita tradicional de strogonoff foi se modificando, quando veio para o Brasil, foi retirada a vodka, a polpa de tomate substituída pelo Catchup, o creme de leite fresco deu lugar para o creme de leite industrializado, cogumelos frescos foram substituídos pelo em conserva e no lugar das tradicionais batatas cozidas como acompanhamento, passou a ser servido com batata palha salpicada por cima. Em alguns casos, a carne bovina foi substituída por frango ou camarão. Seja qual for a modificação ou adaptação feita, o strogonoff é hoje um dos pratos mais populares no Brasil.
Esse era o prato preferido de personalidades como Abraham Lincoln e do famoso ator Charles Chaplin.
Essa é a receita original russa, como acompanhamento sugiro servir com as tradicionais batatas cozidas.
Caso não se sinta confortável em flambar substitua a vodka da receita por vinho branco. Se a vodka não for flambada poderá deixar um gosto não muito agradável. Sempre muito cuidado na hora de flambar lembre-se de nunca fazê-lo em sua direção, nunca use panelas com teflon (já que é um plástico e o contato direto com fogo pode derreter a película) e na hora que colocar a bebida coloque calmamente na panela não deixando respingar.
Ingredientes
- 300 g filé mignon
- 200g cogumelo de paris fresco
- 200 g cebola fatiada
- 50 ml de vodka
- Farinha o suficiente para cobrir a carne
- 100 ml creme de leite fresco
- 80 g de polpa de tomate
- 100 g de manteiga
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- Sal e pimenta do reino a gosto
Método
Passo 1
Tempere a carne com sal e pimenta do reino. E passe na farinha. Coloque 1/4 da manteiga em uma frigideira e doure a carne em fogo alto. Reserve.
Passo 2
Em uma frigideira sem Tefal em fogo médio coloque o restante da manteiga, quando estiver derretida junte a cebola e cozinhe até ficar transparente. Junte o cogumelo e tempere com sal e pimenta do reino.
Passo 3
Quando estiver começando a dourar junte a carne e ligue em fogo alto, misture bem. E coloque a vodka com cuidado. Deixe que o liquido de dentro da panela entre em contato com o fogo da boca do fogão e flambe. (caso não se sinta seguro fazendo isso veja na descrição acima uma outra alternativa).
Passo 4
Junte a polpa de tomate, o creme de leite fresco e a salsinha picada e cozinhe até engrossar. Sirva com batatas cozidas.
Média de avaliações
(4.7 / 5)
7 pessoas avaliaram a receita